quarta-feira, 4 de maio de 2011

Emoção e Decisão

Nesta vida tudo o que fazemos, qualquer passo que damos, implica sempre alguém, um familiar, um amigo, um namorad@, alguém desconhecido, mas que possa pôr a vida de alguém no nosso caminho. Muitas das decisões que tomamos diariamente tem um impacto superficial na nossa vida ( o que vestimos, o que comemos, etc). Tudo influência o nosso rumo, tal como a escolha do curso ou da profissão que queremos seguir e exercer para o resto desta vida.
As nossas emoções podem muitas vezes fazer com que evitamos ou não, os aspectos negativos ou positivos, das situações que se atravessam na nossa vida.
No trabalho de psicologia cheguei à conclusão que as emoções influenciam as nossas escolhas, porque quando optamos por algo pretendemos que essa escolha depois seja a correcta, embora quando optamos por uma escolha errada dificilmente podemos voltar atrás, mas é através das emoções que mostramos como essa escolha foi a errada. Quando temos uma decisão a tomar de for a nível lógico não tendemos a demorar mais tempo para a tomar essa mesma decisão, mas se essa decisão tiver a ver com um estado emocional nós tendemos a tomar uma decisão mais rápida porque como é algo que nos afecta tanto, mal como bem, tendemos a reagir mais rápido. Embora isto tudo dependa da pessoa, eu neste caso sou muito emocional e também por ser assim, sou um pouco impulsiva quando estou mal, deprimo e faço de tudo para: ou ficar pior ou melhor, em vez de reagir rapidamente como se diz na generalidade, sendo assim eu não faço parte do normal, quando tenho de tomar uma decisão não sei, como sou, não sei se faço as escolhas, bem ou não.

A emoção e a razão estão na base das nossas decisões.


Solange Henriques

1 comentário:

Aiko disse...

gostei das fotos
:D